os grandes portugueses
Pois é meu amigos, ontem à noite gastei um bocadinho do meu tão precioso tempo para assistir ao programa-debate sobre quem são ou quem foram os grandes portugueses.
Depois de estar em frente ao televisor alguns minutos decidi viajar até ao site da RTP para poder realmente saber quais são as sugestões que nos dão para vencer tal "prémio" e não é que dou por mim a ver pessoas como Luís Figo, Paula Rêgo, Herman José, Carlos Lopes, Rosa Mota, José Mourinho e por aí além e questionei-me sobre uma coisa que vos vou questionar a vocês também: o que é que estes senhores e estas senhoras fizeram pelo nosso país, pela nossa Pátria?
Pois é, pois é, a resposta é mesmo essa. Nada! Acho completamende "redículo" colocar estes nomes junto a alguns como D.Afonso Henriques, Luís Vaz de Camões, Fernando Pessoa, António Oliveira Salazar, Eusébio, Amália Rodrigues, etc. Mas a RTP tem o direito de fazer o que lhe apetecer e sem dúvida vai haver muitas pessoas com uma mentalidade muito avançada que votarão nos primeiros acima referidos.
Ricardo Araújo Pereira, esse grande nome da comédia disse, e bem, que não houve muitos grandes portugueses mas sim portugueses muito grandes.
Mas eu sou sincero, ora se o programa foi feito para se encontrar o maior português de todos os tempos ao menos que se escolha uma pessoa que tenha marcado a nossa nação de alguma maneira. Não é chegar ali e pronto vamos pôr as pessoas mais conhecidas para que alguém se lembre de perder tempo a dar-nos audiências ou a fazer chamadas para votar em alguém. É por essas e por outras que cerca de 70 ou 80% (ou mais, não sei bem) das votações foram efectuadas via internet e pelos mais jovens. Porque os jovens de hoje estão a "abrir a pestana" e já não tão facilmente iludidos como eram os jovens de há 40 e 50 anos atrás.
Abstraindo-me desses pequenos promenores, penso que o programa até pode vir a tornar-se interessante visto que é um tema nunca antes abordado e que vai certamente gerar alguma polémica como até já tem. Mas claro, como não poderia deixar de ser é um programa que não foi criado por nós (que espanto!). Talvez lá para o ano 2500 tenhamos alguma mera possibilidade de inventar algo que leve alguém a imitar-nos a nós.
Para finalizar desejo apenas que a coroa fique bem entregue.