As novas Maravilhas
A escolha não é fácil. Nada mesmo.
Mas fazendo as contas, a minha escolha é:
Acrópole de Atenas (450-330 a.C.), na Grécia. Tendo eu História penso que nem são precisas muitas razões para estar aqui. Mas penso que, por ser um símbolo da civilização grega (uma das mais importantes da Humanidade) tem que fazer parte das novas Maravilhas.
Novamente um marco histórico de mais uma civilização famosa a nível mundial.
Coliseu de Roma (70-82 d.C), em Itália, é um anfiteatro que servia para lutas e jogos cruéis. Este palco serve de exemplo, ainda hoje em dia, para os estádios de futebol.
Ainda está por explicar a origem destas estátuas. As Estátuas da Ilha de Páscoa (séc.X-XVI), no Chile, foram descobertas pelo explorador holandês Jakob Roggeveen. É de salientar que estas estátuas, que se supõe terem sido contruídas por uma comunidade de origem polinésica, têm 25 metros de altura.
Todos sabem que a Grande Muralha da China (220 a.C e 1368-1644 d.C.), na China, tem um grande significado histórico. Mas, para além disso a Muralha é o maior monumento alguma vez feito pelo Homem e é o único visível do espaço.
As Pirâmides de Gizé (2600-2500 a.C.), no Egipto, são as mais antigas e únicas sobreviventes das Antigas Maravilhas do Mundo. Após a contrução das mesmas nunca a perfeição em termos de arte e design foi alcançada. A maior das três pirâmides tem 147 metros de altura, que foi a maior construção feita pelo Homem até à construção da Torre Eiffel.
Estas não podem deixar de pertencer à lista.
Stonehenge (3000-1600 a.C.), Inglaterra. Cada pedrinha daquelas pesa apenas aproximadamente 50 toneladas. Não se sabe quem construiu, nem para que servia. Mas é considerada uma grande obra de engenharia.
Torre Eiffel (1887-1889 d.C.), França. Contruída por Gustavo Eiffel. Foi a estrutura mais alta feita pelo Homem até à construção do Empire State Building. É o maior símbolo de Paris e de França, e talvez a estrutura mais famosa do mundo ocidental.
Recebe 6 milhões de pessoas por ano. Imaginem irem todos os benfiquistas visitar a Torre Eiffel todos os anos. É mais ou menos isso.
Vejam os 21 finalistas e votem!